A expulsão dos jesuítas do Maranhão em 1661, foi uma revolta colonial iniciada em São Luís que, em pouco tempo, se estendeu também à capitania do Pará. O movimento contou com a participação ativa dos moradores locais e com o apoio das Câmaras Municipais, tendo como principal alvo os missionários da Companhia de Jesus, criticados por concentrarem o controle sobre a mão de obra indígena. O conflito ocorreu em meio a disputas econômicas e sociais relacionadas ao uso do trabalho indígena e às formas de administração colonial portuguesa na região amazônica.

Precedentes

O Estado do Maranhão, instituído na década de 1620, reunia as capitanias do Maranhão e do Pará em uma estrutura administrativa própria, separada do Estado do Brasil e dotada de certa autonomia. A região, que correspondia em grande parte ao território da atual Amazônia brasileira, possuía características econômicas e sociais específicas, destacando-se pela intensa utilização da mão de obra indígena. Sua economia combinava atividades extrativistas — principalmente a coleta das chamadas drogas do sertão. Nesse cenário, a disputa pela obtenção e pelo controle do trabalho indígena, tanto de indígenas livres quanto escravizados, tornou-se uma das principais causas de conflito, ocupando posição central nas tensões que desencadearam os levantes coloniais na região. A disputa pelo controle dos indígenas no Maranhão do século XVII evidencia um intenso conflito de interesses entre os colonos e os religiosos, dentro do contexto da administração colonial portuguesa. Entre 1653 e 1661, esse confronto tornou-se ainda mais acentuado. A chegada de uma nova missão jesuítica liderada pelo padre Antônio Vieira ocorreu ao mesmo tempo em que foram adotadas medidas legais que modificaram as relações de poder na colônia. A legislação de 1653 determinava que religiosos acompanhassem os processos de descimentos — expedição organizada por colonos para o interior com o objetivo de fornecer mão de obra escravizada —, enquanto a Lei de 9 de abril de 1655 transferiu para a Companhia de Jesus a autoridade espiritual e também temporal sobre os indígenas. Essas decisões geraram grande insatisfação entre os colonos, que dependiam fortemente do trabalho indígena para sustentar suas atividades econômicas. Além disso, a criação de uma junta encarregada de verificar a legalidade da posse de indígenas aumentou ainda mais as tensões, pois ameaçava a permanência de muitos cativos obtidos de maneira ilegal ou irregular.

Lei de 9 de abril de 1655

Em 1655, o Padre Antônio Vieira retorna a Lisboa após enfrentar dificuldades no Maranhão. O jesuíta procura apoio político e jurídico junto à Corte portuguesa para garantir a continuidade das missões religiosas e da proteção dos indígenas. Vieira demonstra suas motivações através do Sermão da Sexagésima, pregado na Capela Real. Nesse sermão, ele compara a situação dos missionários à parábola bíblica do semeador, afirmando que os pregadores do Evangelho enfrentam inúmeros obstáculos ao tentar “semear” a fé cristã entre os povos indígenas.

A partir de sua influência junto à monarquia portuguesa e da proximidade que possuía com o rei D. João IV, consegue aprovar uma legislação extremamente favorável aos jesuítas. A lei de 1655 concedia à Companhia de Jesus grande autoridade sobre os indígenas aldeados, fortalecendo o chamado “poder temporal” dos missionários sobre essas populações. Após obter a aprovação da lei, Vieira retorna rapidamente ao Maranhão, chegando em 1655 já munido de amplos poderes. Ele imediatamente iniciou a reorganização das aldeias indígenas e das missões jesuíticas. Os jesuítas passaram a controlar aldeamentos em São Luís, Belém, Gurupi, Cametá, Amazonas e outras regiões, abrangendo centenas de léguas e milhares de indígenas. Esse fortalecimento do poder jesuítico provocou grande insatisfação entre os colonos do Maranhão. Até então, muitos moradores dependiam diretamente da exploração do trabalho indígena para suas atividades econômicas, principalmente nas lavouras, no transporte fluvial e em serviços gerais. Com a nova legislação, os colonos perderam autonomia sobre os indígenas e deixaram de controlar o acesso à mão de obra, passando a enxergar Vieira como alguém que desejava construir no Maranhão uma influência política semelhante à que possuía na Corte portuguesa. A aplicação da lei enfrentou enormes dificuldades práticas. A grande distância entre as regiões do Maranhão e do Pará, além da quantidade de indígenas envolvidos nos processos de resgate e escravização, dificultava a fiscalização. Para resolver a questão, foi organizada uma junta responsável por examinar a legalidade dos cativeiros indígenas. O objetivo era verificar se os indígenas haviam sido escravizados legitimamente segundo as normas da Coroa. Entretanto, Vieira denuncia que os colonos frequentemente desrespeitavam as determinações da lei, que exigia a presença de autoridades específicas e religiosos responsáveis por fiscalizar os cativeiros, mas, na prática, muitos colonos organizavam expedições clandestinas ou manipulavam os processos para capturar indígenas livremente. Além disso, Vieira também acusa alguns membros de outras ordens religiosas de colaborarem diretamente com os interesses dos colonos. Grande parte dos cativeiros realizados no Maranhão era ilegal. Em seus sermões, o padre Antônio Vieira critica duramente os colonos, acusando-os de tratarem os indígenas de maneira desumana e de ignorarem completamente os princípios cristãos. Sendo assim, é possível admitir que a lei de 1655 alterou profundamente as relações de poder no Maranhão. Ao transferir para os jesuítas o controle temporal dos indígenas, a Coroa fortaleceu a Companhia de Jesus e enfraqueceu os colonos locais. Esse processo gerou uma intensa disputa política, econômica e religiosa, que mais tarde culminaria na revolta dos moradores contra Vieira e na expulsão dos jesuítas da do Maranhão em 1661.

Maranhão

Diante da aplicação das novas medidas legais, os moradores da região afirmavam que os inacianos monopolizavam os aldeamentos indígenas e impediam os portugueses de utilizar essa mão de obra, o que estaria levando a capitania à miséria. Além disso, afirmavam que não conseguiam mais manter suas propriedades, pagar impostos ou sustentar as próprias famílias. Muitos moradores alegavam não possuir sequer tecidos adequados para se vestir, usando panos simples de algodão tingidos. Também alegavam que mulheres viúvas e donzelas estavam abandonadas e desamparadas pela pobreza generalizada. Ao mesmo tempo, os moradores acusavam os jesuítas de governarem os indígenas de forma autoritária e violenta. Em 1661, os procuradores da Câmara de São Luís elaboraram um requerimento extremamente crítico contra os religiosos. Nesse documento, afirmavam que os indígenas não queriam mais permanecer sob o domínio dos padres, pois eram obrigados a trabalhar sem remuneração e impedidos de manter relações comerciais com os portugueses. Segundo os colonos, os jesuítas proibiam que os indígenas circulassem livremente, servissem aos moradores mediante pagamento ou realizassem trocas econômicas com a população colonial, argumentando que, antes do controle jesuítico, os indígenas conseguiam adquirir roupas e bens por meio de relações comerciais com os colonos, e depois da implantação do poder temporal dos jesuítas, segundo eles, os aldeamentos passaram a funcionar quase como espaços fechados, submetidos exclusivamente à administração inaciana. Assim, os colonos interpretavam o crescimento do poder da Companhia de Jesus como uma ameaça direta à autoridade civil e econômica da elite local. Mesmo assim, Antônio Vieira continuava denunciando os abusos dos colonos e acusando-os de escravizar ilegalmente indígenas livres. Em seus sermões e cartas, afirmava que os moradores do Maranhão eram guiados pela cobiça e pela ambição, tratando os indígenas de forma brutal e ignorando as determinações da Coroa portuguesa.

Entretanto, o cenário político português começou a mudar profundamente, e isso enfraqueceu a posição de Vieira. Durante boa parte de sua atuação, ele contou com o apoio de D. João IV e de setores influentes da Corte portuguesa. Porém, com a morte do rei, a situação mudou drasticamente. A rainha regente D. Luísa de Gusmão assumiu o governo em meio a intensas disputas políticas envolvendo facções da nobreza portuguesa e conflitos em torno da sucessão dinástica. Assim, os adversários políticos do Padre Antônio Vieira aproveitaram a morte de D. João IV e o momento de instabilidade do reino para atacar a Companhia de Jesus e reduzir seu poder nas colônias portuguesas. Ao mesmo tempo, os colonos maranhenses perceberam que aquele era o momento ideal para agir contra os jesuítas. Sem a proteção política que antes possuíam, Vieira e seus companheiros tornaram-se muito mais vulneráveis. As tensões acumuladas ao longo dos anos explodiram em 1661, quando os moradores passaram a organizar um movimento direto contra os religiosos, e em pouco tempo a situação evoluiu para uma ação violenta. A revolta que resultou na expulsão dos jesuítas do Maranhão, em 1661, começou no dia de Espírito Santo, na cidade de São Luís. Na ocasião, moradores invadiram o colégio jesuíta de Nossa Senhora da Luz (atual Catedral de São Luís do Maranhão), retiraram os religiosos de suas celas e os mantiveram presos na casa de um habitante da cidade. Antes disso, havia ocorrido uma reunião entre os moradores e os vereadores na Câmara municipal. Durante o encontro, o reitor do colégio, o padre irlandês Ricardo Carew, foi pressionado a assinar um documento no qual os jesuítas abriam mão do poder temporal exercido sobre as aldeias indígenas livres. Diante da forte pressão popular e das autoridades locais, Carew aceitou o acordo, renunciando oficialmente aos direitos e à autoridade que a Companhia de Jesus mantinha sobre essas comunidades indígenas. Os colonos decidiram expulsar os jesuítas do Maranhão e retirar deles o controle dos aldeamentos indígenas. Vieira foi então preso pelos revoltosos e, pós ser capturado, foi enviado para São Luís, onde permaneceu separado dos demais padres, em situação de isolamento e aguardando o envio para Lisboa. O afastamento dos outros religiosos demonstra o objetivo dos revoltosos de neutralizar sua liderança e impedir qualquer reorganização dos jesuítas. Em aproximadamente dois meses, a revolta alcançou a capitania do Pará, fortalecida por iniciativas de articulação política promovidas por membros da Câmara do Maranhão.

Pará A participação de Belém na Revolta de 1661 aconteceu de maneira mais lenta do que em São Luís. Em um primeiro momento, a Câmara da cidade mostrou-se contrária à adesão ao movimento. No entanto, os acontecimentos ocorridos na capital do Estado do Maranhão influenciaram fortemente a população belenense, provocando uma mobilização popular que acabou superando a resistência das autoridades locais e levando ao levante contra os jesuítas. Depois da expulsão do padre Antônio Vieira e de outros religiosos, os moradores de São Luís e Belém iniciaram perseguições aos demais integrantes da Companhia de Jesus que ainda permaneciam na região. Diversos jesuítas tentaram escapar para áreas do interior ou para lugares mais protegidos, como Gurupá, enquanto outros acabaram presos. Os revoltosos chegaram a organizar expedições destinadas a capturar os missionários e enviá-los para Portugal.

Após a prisão de muitos padres, os revoltosos providenciaram o envio dos religiosos para Lisboa em embarcações destinadas ao reino, embora nem todas as viagens tenham chegado ao destino planejado. O padre Antônio Vieira foi colocado em um desses navios e levado para Portugal. Depois de chegar ao reino, recebeu a proibição de retornar ao Maranhão por determinação do rei Afonso VI, decisão oficializada em 1663 por meio de uma provisão que regulamentava a atuação e a permanência dos jesuítas na região. O processo de restabelecimento da ordem começou com a chegada do governador Rui Vaz de Siqueira a São Luís, em 1662. Entre suas primeiras providências estiveram a concessão de anistia aos participantes da revolta e a tentativa de evitar que os religiosos ainda presos no Pará fossem enviados para Portugal, procurando recolocá-los em suas antigas funções. Posteriormente, as decisões do governador receberam confirmação da Coroa portuguesa, que, embora ameaçasse reprimir possíveis novos levantes, também reconhecia os conflitos e tensões que haviam levado à rebelião.

Conclusão A Expulsão dos jesuítas do Maranhão contou com a participação expressiva de colonos portugueses e de seus descendentes, pertencentes a diferentes setores sociais do Estado do Maranhão. O movimento também recebeu importante apoio das Câmaras municipais, que atuaram como instrumentos de articulação política junto às autoridades coloniais e à Coroa portuguesa. Apesar da ampla mobilização popular, a revolta não tinha caráter antimonárquico e nem buscava a separação de Portugal, concentrando-se na crítica a práticas administrativas e econômicas que atingiam diretamente os interesses da sociedade local. A retirada dos missionários da Companhia de Jesus deve ser entendida dentro de um cenário mais amplo de instabilidade no Império Português durante a segunda metade do século XVII. Após a Restauração da Independência de Portugal, que encerrou a União Ibérica, surgiram diversos conflitos ligados à reorganização do poder régio e ao fortalecimento da centralização administrativa, provocando reações em diferentes áreas do império colonial. No Estado do Maranhão, essas tensões estavam relacionadas principalmente às divergências sobre as políticas adotadas pela Coroa portuguesa para o desenvolvimento da região, especialmente quanto ao acesso e ao controle da mão de obra indígena e à organização das atividades econômicas e comerciais. As limitações legais impostas ao uso de trabalhadores indígenas tornaram-se uma das principais fontes de descontentamento entre os colonos, contribuindo diretamente para a ocorrência do levante. Assim, expulsão dos jesuítas do Maranhão em 1661 revela os conflitos estruturais existentes entre colonos, missionários e autoridades régias no processo de colonização da Amazônia portuguesa.