O jornalista investigativo Gauthier Sey Tshiang foi evacuado para a França na segunda-feira para tratamento médico após ter sido agredido e deixado inconsciente na rua – um dos vários ataques contra a imprensa na República Democrática do Congo nas últimas semanas. Outro jornalista está desaparecido há um mês e dois estão detidos.

"Esta é uma situação extremamente preocupante e representa um preço inaceitável pago por profissionais da mídia em um país que deveria garantir uma imprensa livre e independente", disse o grupo de liberdade de imprensa Rassemblement des Journalistes pour l'Émergence du Congo (RAJEC) em um comunicado na terça-feira, pedindo às autoridades que tomem medidas urgentes para proteger os jornalistas.

Sey, diretor da emissora online Netic News TV, disse ao CPJ que quatro homens de terno civil bloquearam seu caminho e mostraram-lhe uma ordem de prisão enquanto ele se dirigia ao banco na capital Kinshasa no dia 3 de outubro. Sey disse que eles borrifaram uma substância em seu nariz e joelhos, o que fez com que ele perdesse a consciência.

Horas depois, um transeunte o encontrou ao lado da estrada, coberto de sangue, com roupas rasgadas e sem sapatos, e levou-o para um hospital.

Siga-nos no WhatsApp | LinkedIn para as últimas manchetes

"Fui atingido nas costelas"

Gauthier Sey Tshiang em um hospital. (Foto: Crédito retido)

Desde a capital francesa Paris, Sey disse ao CPJ: "Fui atingido nas costelas antes de ser colocado no veículo deles." Estou atualmente sofrendo disso e de dificuldades respiratórias causadas pela substância que eles borrifaram em mim.

Nos dias anteriores, Sey disse ao CPJ que havia recebido várias ligações anônimas ameaçadoras ordenando-lhe que parasse de criticar a estrela da música congolês Fally Ipupa e sua advogada, Dorothée Madiya. O músico iniciou processos judiciais contra Collette Tuzaa, que alegou nas redes sociais em agosto que os dois tinham um caso, bem como contra aqueles que compartilharam as postagens de Tuzaa e organizaram lives com ela.

A jornalista Virginie Manganga, que foi presa em 20 de setembro e acusada de difamação e disseminação de informações falsas por ter entrevistado Tuzaa, foi julgada em 30 de setembro na Prisão Central de Makala, em Kinshasa.

Nos dois dias anteriores ao ataque, em 2 e 1 de outubro, Sey criticou Madiya sobre seus comentários sobre Manganga. Ele também pediu a Ipupa que retirasse sua reclamação contra Manganga para evitar um julgamento vergonhoso.

Madiya realizou uma coletiva de imprensa em 30 de setembro, na qual disse que os processos judiciais visavam Manganga como uma criadora de conteúdo do TikTok, e não como uma jornalista. Em 2 de outubro, Manganga apresentou uma reclamação ao chefe da Associação de Advogados de Kinshasa/Gombe sobre Madiya, dizendo que seus comentários eram antiéticos e depreciativos.

Danny Nkuba (Foto: Cortesia de Chantain Ngoyi)

Também em Kinshasa, Danny Nguba, jornalista da Educ TV, está desaparecido desde que saiu de casa em 4 de setembro. O tio de Nguba, Chatain Ngoyi, disse ao CPJ que a família não havia sido capaz de confirmar se o jornalista havia sido levado para detenção governamental. O CPJ não foi capaz de determinar se o desaparecimento de Nguba estava relacionado ao seu trabalho como jornalista.

Em um terceiro caso, em 29 de setembro, Espoir Botumba, diretor da publicação online Opulence.cd, foi preso em sua residência em Kinshasa por oficiais da polícia judicial do Ministério Público de Kinshasa/Matete, segundo informou o jornalista à CPJ.

Botumba disse à CPJ que os agentes possuíam uma ordem de prisão, a qual afirmaram estar relacionada ao compartilhamento, em grupos do WhatsApp, de alegações publicadas pela publicação online DosEco de que um ex-ministro havia desviado fundos estatais. Botumba afirmou ter sido solto no dia seguinte, após pagar fiança de 500 dólares e o caso ter sido encerrado.

Riscos de reportar na região leste

No leste da RD Congo, o jornalista burundiano Niyukuri Samuel Gaylord foi levado para detenção militar em 5 de outubro após publicar uma história sobre ter sido agredido por soldados do governo em 23 de setembro, segundo seu diretor da publicação Emmanuel Ntirampeba e outra pessoa com conhecimento do caso, sob condição de anonimato, citando medo de retaliações. Ambos conversaram com a CPJ por telefone.

Niyukuri vive no campo de refugiados de Lusenda, no leste da RD Congo, e trabalha para a ONGEA-YAGA, que reporta sobre refugiados burundianos no país.

Jornalista burundiano Niyukuri Samuel Gaylord (Foto: Crédito retido)

No incidente de 23 de setembro, os soldados acusaram Niyukuri de colaborar com a aliança rebelde AFC/M23, que controla vastas áreas do leste da RD Congo. Os soldados citaram o relatório de Niyukuri de 22 de setembro sobre uma visita ao campo por agências das Nações Unidas.

Niyukuri disse à CPJ que os soldados o bateram com as culatras de suas armas, causando hematomas nas costas e costelas, e ele recebeu tratamento para suas lesões em um hospital local. Três outros residentes do campo confirmaram a versão de Niyakuri à CPJ, sob condição de anonimato, citando medo de retaliações.

Em 24 e 25 de setembro, Ntirampeba da ONGEA-YAGA, que também é um refugiado burundês, foi convocado por comandantes locais do exército e da milícia em relação à sua autorização de uma transmissão que eles disseram manchar a imagem das tropas governamentais, informaram Ntirampeba e Niyukuri ao CPJ. Em ambas as ocasiões, Ntirampeba foi questionado sobre a transmissão e depois autorizado a sair, disseram.

Ntirampeba disse ao CPJ que um soldado também ameaçou prendê-lo em 5 de outubro se ele relatasse uma história sobre educação no acampamento.

O comandante nacional da polícia de Kinshasa, Israël Kantu Bakulu, não respondeu às ligações do CPJ em 6 de outubro solicitando comentários e o telefone do porta-voz interino do exército, Tenente Coronel Mak Hazukay, estava desligado. O CPJ não conseguiu encontrar informações de contato para Madiya até o momento da publicação.

Leia o artigo original no CPJ.